Regina Andrade
Eu te amo!!!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
De quê e para quê???
Nascemos para sermos : médicos, enfermeiros, advogados, engenheiros, cientistas, físicos, químicos, psicólogos, administradores, sociólogos, filósofos, matemáticos, historiadores, geógrafos, arquitetos, desenhistas, analistas, psiquiatras, dentistas, pedreiros, motoristas, cobradores,ajudantes, cuidadores, secretários, líderes; enfim, são tantas as profissões que paro por aqui para não deixar de citar algumas.
Algumas profissões foram extintas, surgiram novas ; porém nenhuma delas se modificou tanto quanto a do professor.
Em tempos remotos era mestre(aquele que mandava), perceberam que o termo era um tanto forte ; mudaram para professor ( lembro -me um pouco do latim, 'profitare' -aquele que professa, declara algo) e educador ( o que cuida, que cria)...
Diante de vários estudos, ao longo de anos, perceberam que o melhor termo seria professor-educador.
Se torna fácil empurrar , para as mãos de um profissional, toda a responsabilidade de educar e professar ao mesmo tempo.
Muitos pais nem se importam mais, simplesmente entregam seus filhos nas mãos do professor como se isso fosse um prêmio.
Muito bem, não posso me aprofundar tanto no assunto, pois não sou uma pesquisadora e nem tenho provas para tal; porém tenho uma vivência que me apresenta claramente tudo o que vi e vejo.
O profissional da educação deixou de ser reconhecido/respeitado/valorizado , quando a sociedade não mais o viu como tal e passou a tirar de sua responsabilidade e entregar ,nas mãos de um professor, a responsabilidade de criar e educar seus filhos.
De quê e para quê importa termos estudado e estudarmos tanto se dentro da sociedade nosso papel é tão restrito e não tem sequer o reconhecimento dos que nos lideram???


Texto para reflexão.
Regina Andrade
Enviado por Regina Andrade em 18/07/2020
Alterado em 18/07/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários